1. Quando o sistema for instalado ainda vou precisar ficar conectado à rede da distribuidora?
Existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos: o sistema on-grid, que é conectado à rede da distribuidora e trabalha com sistema de compensação de créditos de energia e o sistema off-grid que trabalha junto com bateria e é independente da distribuidora.
2. Quando faltar luz da distribuidora serei afetado?
Se você optar por um sistema on-grid ainda estará conectado à rede da distribuidora e também será afetado pela interrupção do fornecimento de energia.
3. Qual a diferença entre o sistema solar fotovoltaico e o sistema solar de aquecimento de água?
O sistema solar fotovoltaico utiliza a luz do sol para gerar energia que poderá ser usada para alimentar toda a sua casa, comercio ou indústria. Já o sistema solar de aquecimento da água utiliza o efeito térmico do sol apenas para aquecer a água.
4. É possível zerar minha conta de luz?
É possível zerar o seu consumo e não a sua conta de luz. Como você ainda estará conectado à rede da distribuidora, por norma você terá que pagar a taxa de disponibilidade que varia de 30 a 100 kWh para clientes de baixa tensão.
5. Moro em apartamento, como posso me beneficiar com energia solar?
A normativa vigente permite que condomínios instalem um sistema fotovoltaico para gerar energia necessária para suprir o consumo de todos os moradores. Para isso, eles podem utilizar os telhados das áreas comuns ou um terreno que fique em um área remota, mas que seja atendido pela mesma distribuidora.
6. É possível instalar em qualquer tipo de residência, comercio ou indústria?
O sistema poderá ser instalado em qualquer residência, comercio ou indústria, desde que haja uma área necessária de telhado livre de sombras e atenda algumas condições técnicas.
7. Eu preciso fazer alguma adaptação na minha construção?
A instalação do sistema é muito simples e rápida, sem a necessidade modificar a estrutura da sua construção.
8. Como eu faço o acompanhamento da geração do meu sistema?
Você terá à sua disposição um aplicativo que pode ser usado em computadores, tabletes e smartphones, onde poderá fazer o acompanhamento instantâneo da sua geração.
9. Preciso informar a distribuidora que irei instalar um sistema de geração de energia?
Sim, será necessário enviar o projeto elétrico e memorial descritivo do seu sistema para aprovação na distribuidora para que, assim, ela troque o seu medidor para o modelo que faz a compensação dos créditos de energia. A INTI será responsável por todo esse processo e você não precisa se preocupar!
10. Quanto tempo demora para eu ter meu sistema funcionando?
Após o envio da documentação para a distribuidora, ela tem um prazo regulamentado de 34 dias para conexão.
11. Posso instalar o meu sistema em local diferente da unidade consumidora no qual a energia será compensada?
sim, a resolução nº 482/2012 permite a instalação de geração distribuída em local diferente do ponto de consumo, para tanto existem 3 alternativas: geração compartilhada, autoconsumo remoto e empreendimento com múltiplas unidades consumidoras.
12. Tenho um terreno e gostaria de instalar uma central geradora, como faço?
Para instalar uma central geradora e fazer parte do sistema de compensação de energia elétrica, o terreno deve ser cadastrado como unidade consumidora e tenha uma potência disponibilizada no mínimo igual à potência do gerador a ser instalada. Quer saber mais, entre em contato conosco pelo comercial@intisolar.com.br
13. Posso alugar uma central geradora?
Sim, esse tipo de empreendimento pode ser caracterizado como autoconsumo remoto, para isso a unidade consumidora precisa estar em nome da mesma pessoa/empresa que estará locando a central geradora, lembrando que o valor do aluguel ou do arrendamento não pode se dar em reais por unidade de energia elétrica. Quer saber mais, entre em contato conosco pelo comercial@intisolar.com.br
14. Como faço para investir em energia solar?
Além da aquisição de uma central geradora para compensar energia com uma conta própria, existem opções sendo desenvolvidas pelo mercado viabilizando investimentos em centrais geradoras destinadas a terceiros. Quer saber mais, entre em contato conosco pelo comercial@intisolar.com.br